O Seu Portal De Estudos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bahia de todos os santos

 O povo é doce, acolhedor e ruidoso, mas também dotado de certa timidez, fruto da mistura de portugueses e negros. Nesta cidade onde se conversa muito, sopra uma aragem marítima constante e o tempo ainda não adquiriu a velocidade dos grandes centros urbanos. A topografia é privilegiada: situada entre o mar e o morro, divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa e se abre para o mar.
Jorge Amado compõe aqui um guia das ruas e dos mistérios de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a cidade da Bahia, “negra por excelência”, fundada em 1549. O autor descreve os bairros proletários e os nobres, as feiras e os mercados, as inúmeras ladeiras e ruas da cidade, e apresenta as praias locais, como Itapuã, Amaralina, Pituba e o Farol da Barra.
Além de traçar a cartografia do lugar, faz uma crônica dos costumes da população baiana: discorre sobre as igrejas, as macumbas e os terreiros, as comidas típicas, a lavagem da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, as homenagens a Iemanjá e a são João, entre outras festas populares. O autor investiga o caráter do baiano, valorizando a mestiçagem do povo e as contradições de seu espírito libertário e conservador.
Apesar do esforço histórico e interpretativo para compreender Salvador, Jorge Amado chama a atenção para o mistério que recobre a cidade. De onde ele vem, ninguém sabe. Dos batuques do candomblé? Dos saveiros do cais? Das igrejas? Do mercado? Da Baixa dos Sapateiros? O escritor recomenda que não se tente decifrar os segredos da cidade, pois seus mistérios envolvem por completo o corpo, a alma e o coração dos baianos.

<><>
                                                      

Escrito em 1944, este relato sobre a cidade de Salvador foi publicado no ano seguinte. O autor reviu e atualizou o livro no decorrer do tempo, mas o texto não mudou substancialmente de edição para edição, até mesmo porque “não mudou a Bahia no fundamental, em sua beleza antiga e em seus problemas”, como anotou o próprio Jorge Amado.
Canto de louvor à cidade da Bahia, o livro evita, porém, o pitoresco dos guias turísticos. Passa em revista as belezas e as qualidades da capital baiana, e faz questão de abordar também suas misérias e dores. Jorge Amado relembra que as ruas da cidade conservam as marcas da escravidão e que há questões crônicas de saúde e de moradia que atingem a população mais pobre.
No começo e no final do livro, o autor se dirige a uma leitora imaginária, que ele convida a conhecer a cidade, tanto em seus atrativos quanto em seus dramas. O mesmo procedimento de aproximação com o leitor ocorre em outros livros seus escritos nessa época: ABC de Castro Alves e O cavaleiro da esperança.
Ecos da intensa atividade política do autor podem ser sentidos no texto, já que no ano de publicação do livro Jorge Amado foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro. O livro mantém ainda o espírito do momento histórico em que foi escrito. Há referências à Segunda Guerra Mundial e à situação geopolítica mundial. Para Jorge Amado, isso confere ao livro um sabor de “documento de época”, pois descreve a vida de uma cidade brasileira durante a guerra contra o nazi-fascismo.

    Escorre o mistério sobre a cidade como um óleo. Pegajoso, todos o sentem. De onde ele vem? Ninguém o pode localizar perfeitamente. Virá do baticum dos candomblés nas noites de macumba? Dos feitiços pelas ruas nas manhãs de leiteiros e padeiros? Das velas dos saveiros no cais do mercado? Dos Capitães da Areia, aventureiros de onze anos de idade? Das inúmeras igrejas? Dos azulejos, dos sobradões, dos negros risonhos, da gente pobre vestida de cores variadas? De onde vem esse mistério que cerca e sombreia a cidade da Bahia?
“Roma negra”, já disseram dela. “Mãe das cidades do Brasil”, portuguesa e africana, cheia de histórias, lendária, maternal e valorosa. Nela se objetiva, como na lenda de Iemanjá, a deusa negra dos mares, o complexo de Édipo. Os baianos a amam como mãe e amante, numa ternura entre filial e sensual. Aqui estão as grandes igrejas católicas, as basílicas, e aqui estão as grandes macumbas, o coração da seita fetichista dos negros brasileiros. Se o arcebispo é o primaz do Brasil, o pai Martiniano do Bonfim era uma espécie de papa das seitas negras em todo o país.


http://www.jorgeamado.com.br/obra.php3?codigo=12601

Jorge Leal Amado de Faria

         Jorge Leal Amado de Faria foi um dos maiores escritores do Brasil ,ele nasceu em Itabuna em 10 de agosto de 1912 e morrel em Salvador dia 6 de agosto de 2001.

Painel de controle

                  O menu de configurações dos sistemas operacionais existe desde 1984, e ganhou o nome Painel de Controle no lançamento do Windows 1.0 em 20 de novembro de 1985. Inicialmente, era um menu, onde é possível mudar as cores do sistema e alterar configurações do mouse, em 1990, o Painel de Controle passou a ser um utilitário do Windows, com ícones, no qual permaneceu até agosto de 1995, quando o Windows 95 foi lançado e o Painel de Controle passa a ser parte do sistema. Em 2000, quando o Windows ME foi lançado, o Painel de Controle passa a ter uma introdução, na qual permanece até hoje.O painel de controle e o que serve para personalizar as configurações do computador.

Android

            Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto a sua versão do núcleo Linux divirja da versão oficial. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.[ Em Janeiro de 2012, existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android.
            Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. Atualmente, é desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008.
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP.
O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 5 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sistemas operacionais

               Podemos citar como sistemas operacionais:
Windows e Linux duas grandes empresas.

O que é sistemas operacionais:
Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.


 






Rede de computadores

              Rede de computadores

Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e Cds.

Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.

www.algosobre.com.br/

Gostei muito de estudar redes de computadores espero que vocês gostem também!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Provões

Sábado dia 19/05/2012 teremos os seguintes
Português
O.F
História
Ciências
Artes
Vou estudar muito para ir no futuro para um lugar muito legal a Itália



Rebeldes

Inglês

                                                   Inglês

            Em inglês aprendemos o nome das roupas ,das cores e agora estamos aprendendo sobre caso possessivo e muito difícil mas estou conseguido aprender numa boa.
           Vou fazer provão semana que vem acho que vai tar difícil mas se eu estudar vai ocorrer tudo bem!!!!1

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Artes

                                                                    Artes

                Em artes endemos sobre a arte do Egito e a arte da Mesopotamia era o conteudo bem difícil .
                Fizemos a prova conssegui tirar uma nota boa estudei muito para fazer esta prova.Agora estamos aprendendo sobre a arte dos hebreus que foram os que criaram a religiao Atualmente os hebreus corresponde ao Estado de Israel.Posuia dois principais legados a moral e a ética que serviram de base para a formação de duas principais religiões do mundo atual,o islamismo e o cristianismo.
                 Os Feníncios a sua principal herança que foi o alfabeto o grego e o latino.Ainda temos Hititas e osPersas.

Jogos da ecologia

                                                                     Jogos da Ecologia

               Minha turma ficou com as olimpiadas de pequim de 2008 que aconteceu na China.A nossa camiseta esta linda ela é verde com laranja e tem um panda na frente e o nosso padrinho e o Said justo o professor de Educação Física.Nossos mascotes são:Yingying e Nini.
                Acho que vamos ganhar pois o nosso time é o melhor!!!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Informática

                           Infomática
 Em informática aprendemos a meche no blog  apendemos sobre os perifericos e sobre a historia da infomática sobre o filme os piratas do vale do silicio.
            Fazemos a prova achei dificil mas concegui fazer junto com o meu colega josé agostinho.

Português

 2° bimeste

            Em portugues nao sei ainda o que vamos aprender mas tenho certeza que vai ser muito legal.
            No bimeste passado nos aprendemos sobre os subtantivos e mais algumas coisas .
A prova de português tava facil ainda nao sei minha nota mas tenho certeza que foi uma nota
muito boa.