Ferramentas do Office
Word:
Processador de
texto, que permite escrever, editar (copiar, cortar, colar) e formatar texto,
inserir e formatar objetos como tabelas, imagens, gráficos, wordart, caixas de
texto, símbolos, etc.
É possível fazer a correção automática, a revisão ortográfica ou a intercalação de documentos.
É possível configurar margens, cabeçalhos e rodapés da página para uma posterior impressão dessas páginas.
É possível aplicar várias formatações como o tipo de letra, de parágrafo, marcas e numeração ou de limites e sombreados de objetos.
Podemos inserir os seguintes objetos/elementos principais: Texto, imagem, tabela, cabeçalho, rodapé, caixa de texto, desenho, ficheiro, clip-art, wordart e hiperligação.
Podemos criar e guardar ficheiros de formato diferente ao documento do Word, como model ou área de trabalho .
Com o Word é possível fazer variados documentos, como: Livros, jornais, revistas, boletins, desdobráveis, pôsteres, catálogos, etc.
É possível fazer a correção automática, a revisão ortográfica ou a intercalação de documentos.
É possível configurar margens, cabeçalhos e rodapés da página para uma posterior impressão dessas páginas.
É possível aplicar várias formatações como o tipo de letra, de parágrafo, marcas e numeração ou de limites e sombreados de objetos.
Podemos inserir os seguintes objetos/elementos principais: Texto, imagem, tabela, cabeçalho, rodapé, caixa de texto, desenho, ficheiro, clip-art, wordart e hiperligação.
Podemos criar e guardar ficheiros de formato diferente ao documento do Word, como model ou área de trabalho .
Com o Word é possível fazer variados documentos, como: Livros, jornais, revistas, boletins, desdobráveis, pôsteres, catálogos, etc.
Folha de cálculo
composta por livros de trabalho que se traduzem fisicamente em ficheiros com a
extensão XLS.
Cada livro de trabalho é composto por folhas de trabalho.
Cada folha de trabalho consiste numa imensa área quadriculada (que faz lembrar o célebre jogo da batalha naval) composta por células.
As células são sempre representadas pela coluna seguida da linha, Exemplos: A1 ou C12
No interior das células é possível inserir texto, símbolos, fórmulas, funções e construir tabelas.
As fórmulas são elementos básicos do Excel que começam sempre com o sinal de igual (=) e depois podem seguir-se células ou valores numéricos direto (números). Podem incluir ainda funções ou operadores aritméticos e lógicos. Exemplos: =A1+10 ou =200*(D10-C5)
Nas fórmulas podem ser utilizados três tipos de endereços distintos:
Endereços Relativos (ex: A1) -> Não fixam nem a linha nem a coluna, não contêm o dólar.
Endereços Mistos (ex: $A1 ou A$1) -> Fixam a linha ou a coluna, contêm apenas um dólar antes da coluna ou da linha.
Endereços Absolutos (ex: $A$1) -> Fixam a linha e a coluna, contêm um dólar antes da linha e um dólar antes da coluna
Funções são como fórmulas predefinidas que permitem efetuar diversos tipos de cálculos, existem várias categorias de funções: aritméticas, estatísticas, lógicas, financeiras, Data e hora, etc. Tornam o trabalho no Excel mais fácil e mais completo na medida em que podem complementar os cálculos das fórmulas. Exemplos: Mínimo, Máximo, soma, pgto, contar.se, se, média, etc.
É possível construir gráficos de vários tipos que permitem uma mais fácil leitura e compreensão dos dados, como evoluções estatísticas da média, mínimo, máximo, mediana ou moda.
Cada livro de trabalho é composto por folhas de trabalho.
Cada folha de trabalho consiste numa imensa área quadriculada (que faz lembrar o célebre jogo da batalha naval) composta por células.
As células são sempre representadas pela coluna seguida da linha, Exemplos: A1 ou C12
No interior das células é possível inserir texto, símbolos, fórmulas, funções e construir tabelas.
As fórmulas são elementos básicos do Excel que começam sempre com o sinal de igual (=) e depois podem seguir-se células ou valores numéricos direto (números). Podem incluir ainda funções ou operadores aritméticos e lógicos. Exemplos: =A1+10 ou =200*(D10-C5)
Nas fórmulas podem ser utilizados três tipos de endereços distintos:
Endereços Relativos (ex: A1) -> Não fixam nem a linha nem a coluna, não contêm o dólar.
Endereços Mistos (ex: $A1 ou A$1) -> Fixam a linha ou a coluna, contêm apenas um dólar antes da coluna ou da linha.
Endereços Absolutos (ex: $A$1) -> Fixam a linha e a coluna, contêm um dólar antes da linha e um dólar antes da coluna
Funções são como fórmulas predefinidas que permitem efetuar diversos tipos de cálculos, existem várias categorias de funções: aritméticas, estatísticas, lógicas, financeiras, Data e hora, etc. Tornam o trabalho no Excel mais fácil e mais completo na medida em que podem complementar os cálculos das fórmulas. Exemplos: Mínimo, Máximo, soma, pgto, contar.se, se, média, etc.
É possível construir gráficos de vários tipos que permitem uma mais fácil leitura e compreensão dos dados, como evoluções estatísticas da média, mínimo, máximo, mediana ou moda.
Apresentador
gráfico, que permite fazer apresentações multimídia no computador, com o objetivo
de serem mostradas no ecrã do computador ou projetada numa tela branca
estendida numa parede.
O PowerPoint
conjuga os sons, as imagens e o texto com movimento, originando uma
apresentação multimídia que pode ser mostrada a uma audiência, como por exemplo
uma ação de formação ou uma aula. Pode inclusive mostrar pequenos filmes
digitais no PowerPoint.
As apresentações
com o PowerPoint devem ser complementadas com outras metodologias, como fichas
práticas em papel, o quadro ou o computador.
Algumas vantagens
das apresentações em PowerPoint:
Captar mais
facilmente a atenção dos alunos/formandos.
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Estar de frente
para a audiência a explicar os conteúdos, enquanto esta ouve pode visualizar
o texto, imagens, gráficos, esquemas ou vídeos.
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Torna a explicação
mais interessante e atraente, podendo ser complementada graficamente com
imagens, gráficos ou esquemas.
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A possibilidade
de usar efeitos, animações e transições tornam o ecrã mais dinâmico.
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A possibilidade
de fazer comentários e notas de rodapé é um auxiliar de valor para o
apresentador.
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A possibilidade
de fazer rabiscos durante a apresentação com o rato no ecrã para salientar
texto ou objetos.
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É possível
utilizar outros documentos do Office numa apresentação, como texto do Word ou
gráficos do Excel.
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Permite sair do
PowerPoint e usar outro software ou mesmo o sistema operativo para aprofundar
uma questão, sendo possível regressar ao PowerPoint e continuar a
apresentação original.
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Permite mais
facilmente esclarecer todas as dúvidas num só local, sem sair do lugar,
bastando aceder ao computador para exemplificar e esclarecer essas dúvidas.
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Os ficheiros das
apresentações do PowerPoint normalmente ficam associados à extensão PPT, mas se
for um ficheiro executável e não evitável (PowerPoint Show) a extensão é a PPS.
Sistema de gestão
de bases de dados, é um programa ou um conjunto integrado de programas que
permite criar e manipular bases de dados, no qual os dados são estruturados com
independência em relação aos programas de aplicação que os manipulam.
Assim é possível alterar a estrutura dos dados de uma base de dados, quer ao nível físico, quer ao nível conceptual, sem que isso implique a necessidade de reformular as aplicações que operam com dados.
Objetos dos SGBD's: Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Páginas, Módulos de programação, Macros
Níveis de um SGBD:
Assim é possível alterar a estrutura dos dados de uma base de dados, quer ao nível físico, quer ao nível conceptual, sem que isso implique a necessidade de reformular as aplicações que operam com dados.
Objetos dos SGBD's: Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Páginas, Módulos de programação, Macros
Níveis de um SGBD:
- Nível físico: Corresponde à forma como os dados da base de
dados são armazenados e organizados internamente no sistema informático
(ficheiros informáticos.
- Nível conceptual: Corresponde à forma como
os dados são estruturados ou organizados ao nível da sua concepção lógica,
ou seja, o número e o tipo de campos em que a informação é estruturada, as
relações entre os dados, como são as tabelas, os campos destas e os seus
relacionamentos.
- Nível de visualização: Corresponde à forma como
os dados são apresentados aos utilizadores finais, através de interfaces
gráficas (ecrãs). Os utilizadores apenas têm que saber operar com os ecrãs
e preencher os campos com dados (formulários).
É uma ferramenta
que serve para construir, administrar e publicar uma página na Internet,
podendo utilizar ou não código
HTML.
Etapas na
construção de uma página WEB:
- Nomear um ou vários responsáveis para a
criação e manutenção do site.
- Identificar os principais objetivo do site.
- Caracterizar o público-alvo do site.
- Identificar os recursos necessários para a sua
elaboração.
- Definir a estrutura (layout) do site.
- Construir o site utilizando uma metodologia
constante, de forma a que este fique uniforme.
- Efetuar a publicação do site num (e apenas um)
servidor WEB.
- Aceder aos principais motores de pesquisa
(Exemplo Sapo e Google) e registrar lá o endereço da sua página,
fornecendo um pequeno texto identificativo do seu site.
O FrontPage
permite manusear vários tipos de objetos como linhas horizontais, molduras para
outras páginas, páginas, símbolos, comentários, faixas (Banners), componentes
da WEB, formulários, imagens, desenhos, ficheiros, marcas de livro (bookmark),
hiperligações e modelos de página.
Modos de
visualização no FrontPage:
Página: Permite
ver e editar as páginas WEB.
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Pastas: Permite
ver a estrutura de diretores e ficheiros da WEB.
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Relatórios:
Permite fazer o relatório de informações úteis sobre os vários componentes da
WEB.
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Navegação:
Permite ver e editar a navegabilidade das páginas WEB em forma esquemática e
gráfica.
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Hiperligações:
Permite ver as várias hiperligações existentes entre as várias páginas da WEB.
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Tarefas: Permite
visualizar as tarefas associadas aos utilizadores e estabelecer prioridades.
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Microsoft
Office Groove.O Groove 2007 é um programa de colaboração que
reúne as equipes para trabalharem em atividades do projeto e compartilhar informações
- em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer pessoa. Trabalhar nos
espaços de trabalho do Groove 2007 economiza tempo, aumenta a produtividade e
fortalece a qualidade do que está para ser entregue. O Office Groove 2007 é
apenas um exemplo de como a Microsoft Office System 2007 ajuda as equipes e
organizações a colaborar de forma mais efetiva.
Microsoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação
eletrônica, como elaboração de layouts com texto, gráficos, fotografias e outros
elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como o QuarkXPress, Scribus, Adobe
InDesign e Draw.foi criado em 1991 e tem 21 a 20 anos e
É capaz de criar
- Publicações para impressão;
- Páginas da Web (que não requerem conexão com a
internet ao criar uma página da web);
- Edições de e-mail
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